ETNO…LÓGICAS: UM VELHO MERCADO

5 - agosto - 2008 at 11:18 5 comentários

O atual mercado São Pedro, localizado na Ponta da Areia,Niterói, foi inaugurado em 29 de junho de 1971, vindo a substituir o antigo mercado de peixes, um conjunto de barracas e palafitas que avançava sobre o mar na Praia Grande (orla da Baía de Guanabara que costeava o centro de Niterói).

Ficava próximo onde hoje se situa o terminal rodoviário João Goulart, na avenida Visconde de Rio Branco, centro . Funcionou ali até o início dos anos 70, quando foram feitas obras para o aterramento da praia. Na época, o governo estadual decidiu transferir o mercado para um galpão do Ceasa, no bairro Barreto, gerando uma polêmica entre os barraqueiros que não aceitaram a transferência, pois ficariam muito longe do mar.

Organizados, os barraqueiros criaram uma cooperativa chamada “Comercial São Pedro”, com aproximadamente 48 integrantes, que comprou um terreno nas proximidades do antigo mercado e custeou as obras do novo.
O antigo mercado era também conhecido como “mercado da palafita”, umas construções precárias e pobres, que atendiam a uma freguesia de baixa renda, “do povo”.
A classes mais abastadas compravam seus peixes nas peixarias de Icaraí. Os peixeiros, alguns deles estrangeiros (principalmente italianos e portugueses), eram então conhecidos como barraqueiros, estes eram considerados grosseiros, de linguajar rude, muitas vezes acusados de enganar a freguesia, vendendo peixe passado e trapaceando na balança. De acordo com alguns depoimentos, era comum, quando se comprava um peixe inteiro e mandava-se fatiar em postas, virem faltando alguns pedaços que depois eram revendidos.

Apesar da concorrência entre as barracas, havia companheirismo, eram solidários na mulher e na cachaça. Próximo ao velho mercado, havia uma colônia de pescadores, que era responsável por boa parte de seu abastecimento. Na época toda pesca era artesanal e muitos barcos entregavam o peixe direto nas barracas.
Quase todos eram católicos e até o final dos anos 60 era realizada uma grande festa para São Pedro, padroeiro dos pescadores no mês de junho. O santo deu nome ao mercado: Mercado de Peixes São Pedro!

Anúncios

Entry filed under: Economia.

The Muse Amusement Segredos

5 Comentários Add your own

  • 1. Gugu  |  5 - agosto - 2008 às 17:28

    Bela matéria! Muito legal conhecer a história do Mercado São Pedro. Vc saberia me dizer como está o abastecimento do local hoje? Onde se pesca o peixe vendido ali? O público consumidor continua sendo o de baixa renda?

  • 2. A digestora metanóica  |  6 - agosto - 2008 às 11:50

    Muito bacana a história mesmo.

    Também quero saber de onde vem o peixe. Um pescador de Jurujuba uma vez me disse que a Baía da Guanabara tava lotada de camarão, os barcos estavam voltando cheios, vi de madrugada as caixas que iam direto para o Mercado de São Pedro.

  • 3. Monique Cardoso  |  8 - agosto - 2008 às 23:08

    O peixe vem do Ceasa! vários donos de restaurantes já me disseram isso! é verdade?

    Magoo, falando nisso, a gente podia marcar um almoço lá. vamos?

  • 4. Jaécio da Silveira Drumond  |  4 - junho - 2010 às 20:17

    Bons tempos, pesquei muito ali perto em frente ao cinema Rio Branco. As festas de São Pedro eram ótimas. Hoje não existe mais.

  • 5. Jaécio da Silveira Drumond  |  4 - junho - 2010 às 20:17

    Bons tempos, pesquei muito ali perto, em frente ao cinema Rio Branco. As festas de São Pedro eram ótimas. Hoje não existe mais.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Enquete

O que já contamos

Contador

  • 123,914 acessos

Mais caroço

Agenda

agosto 2008
S T Q Q S S D
« jul   set »
 123
45678910
11121314151617
18192021222324
25262728293031

%d blogueiros gostam disto: