Efeito Bob Dylan

14 - novembro - 2008 at 15:58 4 comentários

Lucas Bandeira

Já ouvi algums pessoas dizerem a mesma coisa sobre Bob Dylan, cada uma com um tom diferente: “BD desconstruiu sua carreira” (assim diz o mais intelectual), “BD destruiu sua carreira” (o objetivo), “Desde que lançou Unplugged, BD só faz merda” (o enfático). Isso porque, em determinado momento, Dylan pareceu perder a musicalidade, começar a “cantar mal” e a “piorar os arranjos”. Como sempre foi contra o que esperavam dele, eu acho que Bob Dylan começou a exagerar a voz anasalada e a dicção embolada para incomodar mesmo, para ser o patinho feio do star system.

A gente pode encontrar dezenas de exemplos desse “efeito Bob Dylan”, de artistas de diferentes estilos, nacionalidades, idades. Mas o exemplo tupiniquim mais recente é bem precoce: Marcelo Camelo. Depois de participar da banda que fez muitos acreditarem que sucesso e qualidade podem voltar a caminhar juntos, Camelo entrou em uma onda pessoalíssima, no mínimo estranha. Além de lançar Sou, disco inferior aos trabalhos anteriores aos CDs com o Los Hermanos, mas que traz a bela “Doce solidão”, colocou no MySpace o resultado de dois projetos: Imprevisíveis e Orquestra Youtube.

Os Imprevisíveis (além de Camelo, Alex Werner, Felipe Abrahão e Tati Ornellas) produzem uma música “experimental”, improvisada, free, mas bastante previsível. Como a banda mesmo assume em entrevista ao blog HighPop, não há nenhuma novidade na música deles. É quase como se só houvesse uma mensagem: “você também pode fazer música.” Pura despretensão.

O outro é a Orquestra Youtube, com vídeos produzidos pela montagem de outras músicas e outros vídeos. Em uma entrevista com Leonardo Lichote, Marcelo nega as influências mais óbvias (artistas que trabalharam com colagem e contagemmontagem), e aqui sim ele parece se colocar no lugar de quem reinventou a roda, de que só ele entende sua mensagem. Só que voltar a inventar a roda hoje, quando a música já descobriu que misturar influências (como os Los Hermanos faziam) é muito mais interessante que destruir (porque o projeto da Orquestra é despedaçar outras músicas até elas ficarem irreconhecíveis), é achar que se tem auto-suficiência artística e que se pode chegar a algum lugar sem diálogo com o público.

Já vi todo tipo de reação aos novos projetos do ex-Los Hermanos: constrangimento, felicidade (“não falei que ia dar nisso”), decepção, e a impressão que fica é mesmo de pedantismo e desorientação. Mas talvez Camelo seja um Dylan dos novos tempos, esfacelando sua música para denunciar profundamente um star system, mas sem nunca abandoná-lo.

(Para quem quiser se “divertir”, segue vídeo da Orquestra.)

Anúncios

Entry filed under: Cultura.

Tamanha criatividade Brinde

4 Comentários Add your own

  • 1. Olívia Bandeira de Melo  |  14 - novembro - 2008 às 19:08

    Fico com o pedantismo que, para mim, não é novidade.

  • 2. andrea  |  16 - novembro - 2008 às 13:42

    Sera que o Camelo ja tinha visto o novo clipe da M.I.A. antes de colocar isso no ar? Olha, eu nao acho que ele ta querendo atacar de Bob Dylan nao. Ele ta mais eh tentando ser o Thom Yorke brazuca, mas parece que ta dificil. O que ouvi la no myspace ta mais pra musica que as criancas de 5 anos fazem na escola.

    Uma duvida: o que voce quis dizer com colagem e CONTAGEM. Esse ultimo termo eu desconheco aplicado a videos.

  • 3. Lucas Bandeira  |  16 - novembro - 2008 às 13:53

    Foi um erro. Como diria uma banda séria: “Todo mundo erra sempre, todo mundo vai errar.”

  • 4. leoc.  |  16 - novembro - 2008 às 14:21

    quando li, a primeira coisa em que pensei foi igual à andrea: radiohead. o cara quer ser o thom yorke. não que isso seja grande coisa, a meu ver — vendido como gênio, o cara não passa de um mega pretensioso.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Enquete

O que já contamos

Contador

  • 123,138 acessos

Mais caroço

Agenda

novembro 2008
S T Q Q S S D
« out   dez »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930

%d blogueiros gostam disto: