A velha Ponte Metálica

6 - janeiro - 2009 at 17:21 1 comentário

Gustavo Monteiroponte-metalica

Se há algo de que os habitantes de Barra do Piraí podem se orgulhar é de sua Ponte Metálica. No site do município é tida como ponto turístico – embora não seja permitido parar para contemplá-la, já que o tráfego flui por ali. Feita de ferro, já foi colorida em vários matizes: verde escuro, azul celeste (escolha polêmica na época) chegando atualmente ao prateado – ganhou roupa nova em 2008.

O prefeito, recém reeleito, tem feito muito para embelezar a cidade do Vale do Paraíba, com 118 anos de idade, localizada a cerca de 350 metros de altitude e onde residem 90 mil habitantes. Além de reformar as praças, revitalizou a rodoviária e, é claro, deu cara nova para a nossa querida ponte.

Batizada de Ponte Presidente Getúlio Vargas, foi montada em 1898 sobre o Rio Paraíba do Sul para a passagem de trens da Rede Mineira de Viação e, posteriormente, para uso dos pedestres também. Fora construída na Bélgica, em sistema de pré-moldagem.

O espaço para pedestres é bastante estreito, o que dificulta a passagem de duas pessoas lado a lado. Por causa disso, é comum a caminhada no asfalto, ao lado dos automóveis. Por debaixo dela corre o rio volumoso e marrom, indiferente ao vai-e-vem cotidiano.

A Ponte Metálica serve também para extravasar o extinto de rebeldia dos barrenses: alguns heróis destemidos já escalaram seus arcos e caminharam sobre eles. Também é motivo de orgulho por já ter servido de cenário para produções televisivas, entre elas a minissérie Engraçadinha, da Rede Globo.

Para quem habita a cidade grande, o reencontro com a ponte é sempre uma alegria. Faço questão de passar sobre ela caminhando, apesar do peso da mala nas costas. Me delicio com o vento do rio, os pescadores que ocupam a passagem já estreita, a cor cintilante dela, o fluxo constante – e lento – dos carros, os arcos que me lembram uma velha tartaruga.

Anúncios

Entry filed under: Cotidiano.

Dias de chuva Meme

1 Comentário Add your own

  • 1. l.c  |  7 - janeiro - 2009 às 1:11

    Eu sempre gostei muito de pontes.
    Confesso que cada vez que olho a ponte Rio-Niteroi fico embasbacado com a engenharia daquilo.
    A familia do meu pai é de uma cidade em minas chamada Santana do Deserto e pra chegar nessa cidade tem uma pontezinha que so passa um carro de cada vez. Eu achava o maximo passar por ali, entendo completamente seu sentimento pela ponte.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Enquete

O que já contamos

Contador

  • 123,532 acessos

Mais caroço

Agenda

janeiro 2009
S T Q Q S S D
« dez   fev »
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
262728293031  

%d blogueiros gostam disto: