Burocracia e má vontade política dificultam legalização das rádios comunitárias

13 - fevereiro - 2009 at 14:42 22 comentários

logoabraco-pequeno

Olívia Bandeira de Melo

Três posts atrás, comentamos a notícia, publicada no jornal O Globo, do fechamento de 5 rádios comunitárias na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo a própria Anatel – Agência Nacional de Telecomunicações, são fechadas 6 rádios comunitárias por dia em todo o Brasil. No entanto, existem mais de 15 mil processos no Ministério das Comunicações de rádios que querem ter sua situação regularizada. A burocracia (admitida pelo próprio ministério, em matéria da EBC que pode ser lida aqui), aliada aos interesses políticos, são os maiores entraves à regularização das pequenas emissoras, como nos conta José Roberto de Souza, diretor de organização da Abraço RJ (Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária), diretor do conselho fiscal da Abraço Nacional e diretor
da Arcom Sul Fluminense (Associação de Radiodifusão Comunitária do Sul Fluminense).

O Caroço – Quantas rádios comunitárias existem no Brasil?
José Roberto – Existem mais ou menos 19 mil processos no Ministério [das Comunicações].

OC – Dessas, quantas são legalizadas?
JR – São 3.652 rádios legalizadas. Dados do ministério postados no blog da Abraço: www.abracorj.blogspot.com.

OC – Por que as rádios têm dificuldade para conseguir licença? Qual é o
procedimento para legalização e quais as dificuldades enfrentadas?

JR – Muita burocracia, parece que o Ministério previlegia os pedidos
políticos, 70% das rádios comunitárias estão nas mãos de políticos ou de evangélicos, contrariando a lei 9.612 (leia a íntegra aqui), que diz, nos artigos 11 e 12:

Art. 11. A entidade detentora de autorização para execução do Serviço de Radiodifusão Comunitária não poderá estabelecer ou manter vínculos que a subordinem ou a sujeitem à gerência, à administração, ao domínio, ao comando ou à orientação de qualquer outra entidade, mediante compromissos ou relações financeiras, religiosas, familiares, político-partidárias ou comerciais.

Art. 12. É vedada a transferência, a qualquer título, das autorizações para exploração do Serviço de Radiodifusão Comunitária

OC – O governo Lula lançou uma cartilha com dicas de como legalizar as rádios e prometeu acelerar os processos. Houve, efetivamente, alguma mudança no processo de legalização neste governo? Quantas rádios foram legalizadas no governo Lula e quantas aguardam a licença?
JR – Não tenho todos os números, mas o governo Lula fechou mais que homologou.

OC – Quais são os pontos positivos e negativos do projeto de lei enviado pelo Ministério da Justiça ao Congresso, no dia 11/02/2009? Entre outras coisas, o PL descriminaliza os responsáveis pelas rádios sem licença, que hoje podem pegar de dois a quatro anos de prisão, mas mantém o fechamento das rádios e a apreensão dos equipamentos.
JR – Sobre o artigo que trata das penalidades, o movimento já apanhou muito e não tem cabimento que apenas um grupo de pessoas possa dentro dos gabinetes resolver esta questão, pois não tem nenhum artigo na lei 9.612 para fechamento das rádios, sendo assim entende-se que as rádios comunitárias não devem ser fechadas e sim estimuladas, pois sua abrangência é pouca, sendo possível a sua fiscalização até pelas prefeituras (isso é uma discussão municipal e não federal). Por isso, a Abraço RJ, como a Nacional, defende os Conselhos Municipais de Comunicação Social, onde todas as partes possam se expressar, não só os representantes das rádios comunitárias, mas também de jornais de bairros, sons ambulantes, as rádios comercias, emissoras de TV, etc.

OC – O que a Abraço propõe como alternativa para a legalização das rádios e para a democratização do acesso às licenças?
JR – Propomos que os processos sejam mais bem avaliados pela Anatel, com pesquisas avançadas, para todos os pedidos. A Abraço Nacional ja propôs ao Ministério o selo Abraço de Rádios (a associação iria indicar as verdadeiras rádios comunitárias ao Ministério com um selo de qualidade reconhecido pela Abraço Nacional e pelo Ministério das
Comunicações).

OC – Quais os objetivos da Abraço, há quanto tempo existe e quais são as principais ações realizadas?
JR – A Abraço Nacional tem em torno de 8 anos. Nosso objetivo é promover a democratização das comunicações no país, preparar as rádios, proporcinando mais informação às comunidades carentes. Nossas ações são promover a democratização das mídias, popularizar os conselhos de comunicação social em todas as regiões, regulamentar todas as rádios comunitárias conforme a lei 9.612, não aceitando imposição de leis absurdas como o artigo 70* da lei 4.117 de 1962, ou ainda o artigo 183** da Lei Geral de Telecomunicações, já que temos uma lei expecifica, a 9.612.

*Art. 70. Constitui crime punível com a pena de detenção de 1 (um) a 2 (dois) anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, a instalação ou utilização de telecomunicações, sem observância do disposto nesta Lei e nos regulamentos. (Substituído pelo Decreto-lei nº 236, de 28.2.1967)

Parágrafo único. Precedendo ao processo penal, para os efeitos referidos neste artigo, será liminarmente procedida a busca e apreensão da estação ou aparelho ilegal.

**Art.183º – Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação:
Pena – detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
Parágrafo único – Incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime.

Anúncios

Entry filed under: Mídia, Política. Tags: , , , , , .

Carta ao Presidente Benjamin Button, o filme… a crítica…

22 Comentários Add your own

  • 1. Maninho Abraço RJ  |  13 - fevereiro - 2009 às 23:17

    **Art.183º – Desenvolver clandestinamente atividades de telecomunicação:
    Pena – detenção de dois a quatro anos, aumentada da metade se houver dano a terceiro, e multa de R$ 10.000,00 (dez mil reais).
    Parágrafo único – Incorre na mesma pena quem, direta ou indiretamente, concorrer para o crime.

    Veja esta decisão:

    Justiça Federal considera que operar rádio comunitária não é crime
    Quinta-feira, 13 de Setembro de 2007
    O funcionamento de rádios comunitárias sem autorização não é crime, segundo entendimento de uma decisão da Turma Recursal dos Juizados Especiais Criminais, esta semana, em São Paulo. Por dois votos a um, os juízes decidiram que a operação da Rádio Comunitária Dimensão e da Rádio Heliópolis, “embora possa ser considerado ilícito administrativo, não configura crime”.
    A pena máxima, em caso de crime, poderia chegar a dois anos de reclusão para o responsável pela rádio, além de apreensão do equipamento. Como ilícito administrativo, a rádio deve apenas pagar uma multa.

    O Ministério Público Federal (MPF) acusava os responsáveis pela Rádio Dimensão, Daniel Almeida dos Santos Melo, e pela Rádio Heliópolis, João Miranda, de infringir o Código de Telecomunicação, que considera crime a operação sem autorização do Estado. No entanto, os juízes entenderam que as rádios não se enquadram na lei 4117 .

    Isso porque, em 1995, a Emenda Constitucional nº 8 separou a radiodifusão da telefonia.

  • 2. Radio Maranata Fm 107.3 Mhz.  |  23 - abril - 2009 às 17:08

    Ha 15 anos luto e estamos com dificuldades.Temos vários Titulos Municipais e outroos documentos que comprovam nosso enteresse na legalização.Declamos todo ano imposto de renda da radio -CGC02.887.382//0001-42.Como podemos ser ligados a associação e recebermos apoio e acompanhamento de conquista neste periodo desde 1994.

  • 3. Radio Maranata Fm 107.3 Mhz.  |  23 - abril - 2009 às 17:18

    Ha 15 anos lutamos pela legalizaçao da Radio Maranata fm ,reconhecida como Utilidade Publica =Lei municipal 2031/2000.E outros Titulos.Com Documentos no MIN. da COMUNICAÇÕES.Precisamos urgente de apoio e fortalecer nossos interesses numa associação de Radiodifusão Com.Espero ser contactado para efeitos de um relacionamento de interesses deta emissiora.Tel. (021)2743-9825. End.Rua Felipe dos Santos,n70-Bairri de JardimPimenteiras=Teresopolis-RJ.-Cep-25.963-610

  • 4. joão passos de araújo  |  10 - maio - 2009 às 16:56

    Sou engenheiro,gostaria de receber informações sobre projeto de radio comunitaria.

  • 5. Olívia Bandeira  |  11 - maio - 2009 às 12:36

    Olá, João.

    Alguns sites podem te ajudar:
    Ministério das Comunicações: http://www.mc.gov.br/radiodifusao/perguntas-frequentes/radio-comunitaria

    Abraço – Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária: http://www.abraconacional.hpg.ig.com.br/

    Amarc Brasil – Associação Mundial dos Radiodifusores Comunitários: http://brasil.amarc.org/

    Pulsar Brasil – Agência Informativa de Rádios Comunitárias:
    http://www.brasil.agenciapulsar.org/tapa.php

  • […] das rádios comunitárias mais de uma vez neste blog (os posts anteriores podem ser acessados aqui, aqui e aqui). O post de hoje é uma boa notícia, principalmente para aqueles leitores que, em […]

  • 7. ELIESER JOSÉ HOPPE  |  24 - maio - 2009 às 17:27

    Como legalizar um radio ?existe algum orgão para isto ?o valor?
    e muito longo a burocracia?

  • 8. Olívia Bandeira  |  27 - maio - 2009 às 18:10

    A burocracia é grande, como já noticiamos aqui no blog. Muitas rádios estão há anos tentando se legalizar. A cartilha com informações sobre o processo pode ser acessada no site do Ministério das Comunicações:
    http://www.mc.gov.br/radio-comunitaria

    E uma chamada para habilitação de rádios está em aberto até o final de junho, como noticiamos no blog (clique aqui).

  • 9. Oscar Müller  |  26 - junho - 2009 às 2:45

    Gostaria de saber como posso ter a certeza que a leglização da Rádio Comunitária é demorada

  • 10. Olívia Bandeira Bandeira  |  1 - julho - 2009 às 17:50

    Relatos de radialistas comunitários mostram que algumas rádios estão há mais de oito anos tentando a legalização. O próprio Ministério das Comunicações admitem a demora. Os processos podem ser acompanhados através do site: http://www.mc.gov.br/radio-comunitaria/situacao-do-processo

  • 11. mauro alonso junior  |  7 - setembro - 2009 às 15:02

    quero se possivel abrir radia em campo limpo pta.sem frutis de ganhos.

  • 12. Álisson de Campos  |  27 - fevereiro - 2010 às 16:39

    What’s funck is Url, brother ? pode responder em portugues mesmo.

  • 13. ricardo  |  12 - outubro - 2010 às 14:42

    como que eu concigo ver o meu processo juto a anatel. minha radio foi fechada e levam todos os equipamentos . e nao sei como esta o processo . preciso de ajuda d informaçao. obrigado.

  • 14. Olívia Bandeira  |  14 - outubro - 2010 às 12:21

    A situação de cada processo pode ser acompanhada pelo site do Ministério das Comunicações: http://www.mc.gov.br/radio-comunitaria.

  • 15. cicero de oliveira  |  7 - novembro - 2010 às 16:18

    sou lider comunitario, gostaria de montar uma radio comunitara p/ desenvolver trbalhos de interece educativos,culturais,sociais. não tenho os transmissores pretendo agilisar a documentação primeiro

  • 16. José Antonio oliveira  |  10 - abril - 2011 às 11:30

    oi amigo como faço pra legalizar uma radio comercial de 10w de potencia, espero resposta?

  • 17. ezequiel  |  5 - setembro - 2011 às 17:11

    oi como fazer para legalizar uma radio fm na cidade

  • 18. ACACIO P FERNANDES  |  27 - janeiro - 2012 às 14:55

    TUDO ISSO ESTA CERTO EU SOU UMAS DAS VITIMAS PERDI TODO O EQUIPAMENTO ANTES DE COLOCAR A RADIO NO AR FOI FEITO DOCUMENTO PELO JURISTA DA ANATEL E DISSE QUE PODIA FONCINAR A RADIO EA GUARDAR FISCALIZÃO DA ANATEL FICAMOS UM ANO NO AR QUANDO ANATEL APARECEU C, APF E LEVOU TUDO ENTREI EM CONTATO COM JURISTA ELE DISSE É SÓ ENTRA C LIMINA FIQUI SEM RADIO C MULTA DE 2,600REAS EU PERGUNTO DENUNCIA A QUEM

  • 19. Anônimo  |  12 - fevereiro - 2012 às 17:33

    Recentemente a Policia Federal juntamente com os fiscais da ANATEL estivera em nossa radio que funcionava a mais de cinco anos, durante todo esse tempo busquei a legalização junto ao ministerio das comunicaçoes, com a nossa associaçao devidamente registrada, e por muitas vezes arquivaram ou indeferiram o meu processo, Eles chegaram e levaram o meu transmissor de baixa potencia e mais uma mesa de som. o prejuiso foi de dois mil e quinhentos reais, deixaram uma multa que pode variar de dois mil a dez mil reais estou recorrendo desta infração. Fiquei contrariado pois a burocracia e os enteresses policos prevalecem contra nos, que estamos querendo apenas levar o entretenimento, valorizando a cultura, com programas voltado para o desenvolvimento social comunitario. Me lembro que durante todos esses anos por muitas vezes paguei do proprio bolso para Manter nossa radio. Durante todo esse tempo promovemos doaçoes e campanhas de arrecadação de cestas basicas, promoção cultural valorizando artistas regionais do diverssos setores. e
    Em questão de Horas eles vinheram e levaram nossos sonhos. Estou muito triste e desanimado. Pois a Impressão que nos dão é que neste país Somente é valorizado quem “suga” corrompem os interesses sociais. E para os que buscam melhorias são tratados como marginais. Sinceramente minha revolta é muito grande, estou arrasado. A unica força que ainda me motiva é o povão que abraçou nossa causa e pede para que não desistimos. Mais diante de tanta injustiça fica dificio continuar.

    Atenciosamente
    Mais uma vitima desse sistemas prejudicial que opera e prevalece em nosso Brasil.

  • 20. sergio r. l. ávila  |  21 - julho - 2012 às 20:01

    Eu também estou tentando legalizar uma radio fm,,, mas a burrocracia trava tudo, quantos empregos poderiam ser criados? Mesmo assim acho que deviamos fazer um abaixo assinado e pressionar esses politicos, afinal essas decisões são apenas politicagem, então vamos nos unir e tirar votos desses que dizem que estão la para defender os interesses do povo,,,,,,VAMOS PRA CIMA DELES COM TUDO

  • 21. Arnaldo Ribeiro  |  20 - fevereiro - 2015 às 15:00

    DEUS É AMOR: E É O EXERCÍCIO DESTE AMOR PRÓPRIO QUE PROVA A SUA EXISTÊNCIA:
    (JR.5.21) Ouvi agora isto, ó povo insensato que tendes olhos e não vedes, tendes ouvidos e não ouvis; (1TS.4.3) pois esta é a vontade de Deus: A vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; (LS.1.12/13) porque Deus não fez a morte, nem se alegra na perdição dos vivos: Não queirais buscar ansiosos a morte, no descaminho da vossa vida, nem adquirais a perdição com as obras das vossas mãos:
    (HC.2.19) Ai daquele que diz ao pau: Acorda! E à pedra muda: Desperta! Pode o ídolo ensinar? Eis que está coberto de ouro e de prata, mas no seu interior não há fôlego nenhum: (AT.3.15) Dessarte, matastes o Autor da Vida, a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, do que nós somos testemunhas: (JB.7.48) Porventura creu Nele alguém dentre as autoridades, ou algum dos fariseus? (RM.3.3) E daí? Se alguns não creram, a incredulidade deles virá desfazer a fidelidade de Deus? (JB.3.23) Ora, o seu mandamento é este: (MC.12.33) Amar a Deus de todo o coração, de todo o entendimento e de toda a força, e amar ao próximo como a si mesmo:

    (JB.4.23) Mas vem a hora e já chegou, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque são estes que o Pai procura para seus adoradores: (LS.19.23) E há quem fala francamente e não diz senão a verdade, (RM.4.3) pois que diz a escritura? (JB.4.24)Deus é Espírito;e importa que os seus adoradores o adorem em espírito e em verdade, (RM.1.20) porque os atributos invisíveis de Deus, assim o seu eterno poder, como também a sua própria divindade; claramente se reconhecem desde o principio do mundo, sendo reconhecidos pelas cousas que foram criadas:

    (HB.11.1) Ora, a fé é a certeza de cousas que se esperam, a convicção de fatos que não se vêem: ((SL.100.3) Sabei que o Senhor é Deus, foi Ele quem nos fez e Dele somos; somos o seu povo e o rebanho do seu pastoreio: (CL.3.23/24) Tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como sendo para o Senhor, e não para homens; cientes de que recebereis do Senhor a recompensa da herança: A Cristo, o Senhor, é que estais servindo; (DT.1.38) porque Ele fará com que Israel a receba: (SL.32.11) Alegrai-vos no Senhor e regozijai-vos, ó Justos, exultai-vos, todos que sois retos de coração; (1TS.3.8) porque agora vivemos, se é que estais firmes no Senhor: (1cO.15.38) Portanto, amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e abundantes na Obra do Senhor, Sabendo que no Senhor o vosso trabalho não é vão: (AP..21.8) Quanto, porém, aos covardes, aos incrédulos, aos abomináveis, aos assassinos, aos impuros, aos feiticeiros, aos idolatras, e a todos os mentirosos; a parte que lhes cabe será no lago que arde com fogo e enxofre, a saber; a segunda morte:

    (LE.12.13) De tudo o que se tem ouvido a suma é: Temei a Deus e guardai os seus mandamentos;porque isto é dever de todo Homem: (JR.21.8) Eis que ponho diante de vós o caminho da vida e o caminho da morte: (JB.14.6) Eu sou o caminho a verdade e a vida: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem vos fareis deuses de fundição: Eu sou o Senhor Vosso Deus: (IS.41.4) Quem fêz e executou tudo isto?(DT.27.26) Maldito aquele que não confirmar as palavras desta lei, não as cumprindo: (IS.46.8) Lembrai-vos disto e tende ânimo, ó prevaricadores; (LS.14.12) porque o culto aos ídolos é o princípio da corrupção da vida:
    (AT.3.17) Agora, Irmãos, Eu sei que o fizestes por ignorância, como também as vossas autoridades; (IS.9.16) porque os Guias deste povo são enganadores, e os que Por eles são dirigidos, são devorados:(TG.121) Portanto, despojando-vos de toda impureza e acumulo de maldade; acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma:

    PAUSA PARA UM ALERTA GERAL:
    (AP.2.12) ESTAS COUSAS DIZ AQUELE QUE TEM A FACA AFIADA DE DOIS GUMES: O mundo já viu e já sabe que: (JZ.6.8) EU É QUE VOS FIZ SUBIR DO EGITO E VOS TIREI DA CASA DA SERVIDÃO, (SL.33.19) PARA LIVRAR-LHES A ALMA DA MORTE, E, NO TEMPO DA FOME, PRESERVAR-LES A VIDA: Agora, porém, cumpre-me alertar à todos os povos que: (1JB.3.10) NISTO SÃO MANIFESTOS OS FILHOS DE DEUS E OS FILHOS DO DIABO: Caso os manipuladores da mídia mundial à partir do Brasil; persistam em ignorar a Augusta Presença de Deus entre nós, em esconder e boicotar a Santa Obra da criação do seu reino na terra; eis que, simplesmente, EU ME CALAREI!
    (PV.1.31) PORTANTO, cOMERÃO DO FRUTO DO SEU PROCEDIMENTO, E DOS SEUS PRÓPRIOS CONSELHOS SE FARTARÃO: (MT.23.13) AI DE VÓS, ESCRIBAS E FARISEUS HIPÓCRITAS, PORQUE FECHAIS O REINO DOS CÉUS DIANTE DOS HOMENS, POIS VÓS MESMOS NÃO ENTRAIS, NEM DEIXAIS ENTRAR OS QUE ESTÃO ENTRANDO! (MT.23.33) SERPENTES, RAÇA DE VÍBORAS! COMO ESCAPAREIS DA CONDENAÇÃO DO INFERNO? (ÊX.16.28) ATÉ QUANDO RECUSAREIS GUARDAR OS MEUS MANDAMENTOS E AS MINHAS LEIS? (EZ.18.4) EIS QUE TODAS AS ALMAS SÃO MINHAS, COMO A ALMA DO PAI, TAMBÉM A ALMA DO FILHO É MINHA; A ALMA QUE PECAR, ESSA MORRERÁ! (MT.20.15) PORVENTURA, NÃO ME É LICITO FAZER O QUE QUERO COM O QIE É MEU? (LC.21.19) È NA VOSSA PERSEVERANÇA QUE GANHAREIS A VOSSA ALMA!
    Arnaldo ou Israel

  • 22. Arnaldo Ribeiro  |  20 - fevereiro - 2015 às 15:01

    D I V I N A C O N V O C A Ç Ã O
    (MC.12.10) AINDA NAO LESTES ESTA ESCRITURA:(SL.108.7) DISSE DEUS NA SUA SANTIDADE: (ÊX.4.22) ISRAEL É MEU FILHO, MEU PRIMOGÊNITO; (IS.49.3) POR QUEM HEI DE SER GLORIFICADO: (IS.30.12) PELO QUE ASSIM DIZ O SANTO DE ISRAEL:
    Todo Cristão desperto deve ingressar no ciclo da Nova Ordem Mundial, que chega com a criação do Reino de Deus na terra:
    (MT.25.34) VINDE, BENDITOS DE MEU PAI! ENTRAI NA POSSE DO REINO QUE VOS ESTÁ PREPARADO DESDE A FUNDAÇÃO DO MUNDO: (JB.6.27) TRABALHAI, NÃO PELA COMIDA QUE PERECE, MAS PELA QUE SUBSISTE PARA A VIDA ETERNA, A QUAL O FILHO DO HOMEM VOS DARÁ; PORQUE DEUS, O PAI, O CONFIRMOU COM O SEU AMOR: (IS.42.21) FOI DO AGRADO DO SENHOR, POR AMOR DA SUA PRÓPRIA JUSTIÇA, ENGRANDECER A LEI E FAZE-LA GLORIOSA; (LC.12.32) PORQUE O VOSSO PAI SE AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO; (1CO.15.45) POIS ASSIM ESTÁ ESCRITO: (JB.14.17) O ESPIRITO DA VERDADE, QUE O MUNDO NÃO PODE RECEBER, PORQUE NAO NO VÊ, NEM O CONHECE; VÓS O CONHECEIS, PORQUE ELE HABITA CONVOSVO E ESTARÁ EM VÓS; (PV.1.4) PARA DAR AOS SIMPLES PRUDÊNCIA, E AOS JOVENS CONHECIMENTO E BOM SISO; (1PE.4.17) PORQUE A OCASIÃO DE COMEÇAR O JUIZO PELA CASA DE DEUS É CHEGADA:
    (RM.13.11) E DIGO ISTO A Vós OUTROS QUE CONHECEIS O TEMPO, QUE JÁ É HORA DE VOS DESPERTARDES DO SONO; (2PE.3.4) PORQUE, DESDE QUE OS PAIS DORMIRAM, TODAS AS COUSAS PERMANECIAM COMO DESDE O PRINCIPIO DA CRIAÇÃO: (HB.5.11) A ESSE RESPEITO TEMOS MUITAS COUSAS QUE DIZER E DIFICIL DE EXPLICAR; PORQUANTO VÓS TENDES TORNADO TARDIOS EM OUVIR: (LC.16.9) E EU VOS RECOMENDO: Estudai e praticai os fundamentos cristãos, que temos divulgado através da internet, em particular no blog de Arnaldo Ribeiro ou Israel e no Site: arnaldoouisrael: (TB.5.21) FAZEI BOA JORNADA, E DEUS SEJA CONVOSCO NO VOSSO CAMINHO, E O SEU ANJO VÁ EM VOSSA COMPANHIA:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Enquete

O que já contamos

Contador

  • 122,649 acessos

Mais caroço

Agenda

fevereiro 2009
S T Q Q S S D
« jan   mar »
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
232425262728  

%d blogueiros gostam disto: