Pobre Maranhão

21 - abril - 2009 at 18:32 2 comentários

Este post é uma contribuição da Pâmela Pinto, jornalista maranhense que está em Niterói para fazer mestrado na UFF.

Pâmela Pinto

Para quem tem acompanhado as constantes chamadas nos telejornais sobre a crise política vivenciada no Maranhão, seguem algumas explicações. Nas eleições de 2006, foi iniciado o processo de superação da hegemonia da Oligarquia Sarney frente ao Maranhão com a vitória do pedetista Jackson Lago na disputa pelo governo do estado, com 1.393.754 votos válidos (51,82%) contra 1.295.880 votos de Roseana (48,18%). Em dezembro do mesmo ano, Roseana se afiliou ao PMDB, articulação que garantiria, em março de 2007, sua indicação, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, para o cargo de líder do governo no Senado pelo PMDB.

Entretanto, houve uma reviravolta política no Maranhão, devido à cassação do governador Jackson Lago e do vice-governador Luís Carlos Porto, em 3 de março de 2009, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O ato foi uma resposta a uma ação movida pela coligação “Maranhão – A Força do Povo”, da qual Roseana é a líder, acusando o pedetista de abuso de poder econômico e compra de votos durante o pleito de 2006. A corte julgou que a candidata Roseana Sarney, segunda colocada na disputa, assumiria o comando do estado logo após serem encerradas as possibilidades de recurso da defesa de Jackson, fato ocorrido no dia 17 de abril de 2009, quando Roseana foi empossada governadora do Maranhão.

O percurso “próspero” da trajetória política do clã Sarney demonstra que estruturas arcaicas de poder convivem (em aparente harmonia) com as tentativas de renovação democrática após o regime militar.

As conseqüências de 40 anos de dominação política, sem alternância de poder, são evidenciadas pelos índices vigentes no Maranhão, conhecido nacionalmente pelo baixo desempenho econômico e social. De acordo com o IBGE, a população maranhense é composta por 6.118.995 habitantes, dos quais 21,4% com mais de 15 anos são analfabetos – sendo os índices de analfabetismo funcional mais críticos, atingindo 34,8%. A energia elétrica chega a 90,2% dos domicílios; apenas 47% dos maranhenses possuem serviços de telefonia; 8% têm computador em suas residências; 82,3% têm televisão em casa; 72% possuem aparelhos de rádio. Estes dois últimos suportes são plataformas de controle político no estado, pois em sua maioria pertencem a grupos políticos, inclusive à família Sarney, cerceando assim o direito de informação, ou o livre acesso a ela, por parte dos cidadãos.

A sobrevivência da Oligarquia Sarney na política brasileira, mesmo depois do cenário desfavorável no território maranhense, demonstra sua força e articulação nacional: Roseana foi líder do governo no Senado e é atual governadora do Maranhão, o pai é conselheiro do presidente Lula e senador pelo Amapá. Tal resistência foi consolidada ao longo de 40 anos de poder, alternando papéis de oposição e situação, com uma ampla articulação política no âmbito nacional e o domínio político local, reforçado pelo Sistema Mirante de Comunicação, como disse o experiente jornalista Alberto Dines:

– Para abalar Sarney só um tsunami de grandes proporções. Sarney é um poderoso chefão, o capo da mídia brasileira. Além de afiliado da Rede Globo é o queridinho dos demais grupos de mídia eletrônica e dos respectivos coronéis interioranos.

A seguir, uma matéria escrita pelo blogueiro oficial de Roseana, no link http://colunas.imirante.com/decio/
Há coisas que só acontecem no Maranhão…

Xô, coisa ruim!
Sáb, 18/04/09
por Décio Sá
categoria Política local

Um grupo de estudantes e de pais e mães-de-santo, entre os quais o vereador e umbandista Astro de Ogum (PMN), fez no início da noite deste sábado uma “limpeza” na porta do Palácio dos Leões usando criolina (sic), soda cáustica, enxofre, sabão em pó, desinfetante e sal grosso como forma de livrar o local das “coisas ruins” oriundas dos governos José Reinaldo Tavares (2002-2006) e Jackson Lago (PDT). O pedetista deixou o prédio pela manhã após quase 48 horas de “resistência”. Os jovens usaram vassouras e escovões e soltaram foguetes durante a “manifestação espiritual”. Os dois movimentos eram distintos e autônomos e se encontraram no local.

O grupo é o mesmo que na semana passada lançou manifesto em “defesa do estado democrático de direito” com críticas à “corrupção” na administração do pedetista (reveja aqui). Eles explicaram que a “pajelança” estava sendo feita para “espantar todos os males” da gestão Jackson Lago. “É para quando Roseana chegar encontrar tudo limpo e sem nenhuma força negativa que possa prejudicar sua administração”, explicou ao blog Jadson Pires, da Unipar (União dos Estudantes do Ensino Superior Particular).

Segundo o presidente da Fejuma (Federação da Juventude Maranhense), Wellington Gouveia, o ato foi a continuidade do movimento iniciado com a divulgação da carta e de mobilizações durante a diplomação e posse de Roseana. “Queremos também mostrar que a juventude que estava com os ‘liberários’ era forjada. Nós viemos lavar os falsos balaios e estaríamos aqui hoje mesmo que o governador cassado não tivesse deixado o prédio”, disse.

Já a presidente da AMJ (Associação Maranhense de Juventude), Ana Paula Ribeiro, afirmou que cobrará da governadora a auditoria nas contas do estado, o que ela já garantiu hoje pela manhã durante visita ao Hospital do Ipem. “Essa é, sobretudo, a limpeza da corrupção e dos desmandos administrativos desse governo”, assinalou.

Anúncios

Entry filed under: Política. Tags: , , , , , , , , .

Superman es ilegal… We’re a Happy Family

2 Comentários Add your own

  • 1. Carlos Mathias  |  22 - abril - 2009 às 11:40

    Não entendi o começo da postagem, parece que o Lula é que foi indicado para o cargo de Líder do governo no senado pelo PMDB, tá estranho isso, (na verdade foi ele que indicou Roseana). Vale uma correção no texto. No mais concordo com tudo.

  • 2. Olívia Bandeira  |  22 - abril - 2009 às 12:08

    Obrigada, Carlos, realmente estava confuso.
    Acho que agora está certo.
    Abraços!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Enquete

O que já contamos

Contador

  • 123,532 acessos

Mais caroço

Agenda

abril 2009
S T Q Q S S D
« mar   maio »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
27282930  

%d blogueiros gostam disto: