Pomada sem preconceito

6 - maio - 2009 at 16:37 6 comentários

Gustavo Monteiro

Ao assistir um intervalo comercial ontem à noite algo me chamou a atenção: a propaganda da pomada Nebacetim. Com o slogan “As famílias mudam. O jeito de cuidar não”, os publicitários mostraram várias versões contemporâneas de família, inclusive um casal de homens gays com um bebê. Muito legal a iniciativa, corajosa e tocante. Já está no Youtube, vale a pena conferir.

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Entry filed under: Comportamento, Cotidiano, Cultura, Mídia.

After all, Mia Overall A eterna busca pelo duplo sentido

6 Comentários Add your own

  • 1. lucianagondim  |  6 - maio - 2009 às 20:28

    Gu, essa campanha é de julho de 2008 mas continua em pauta até hoje. Acho que mesmo que estando há um bom tempo no ar, poucos repararam na mensagem sutil e revolucionária da pomada. A campanha da vez agora é a do Doritos, que está sendo acusada de homofóbica.

    No comercial, quando um dos jovens começa a dançar “YMCA” do Village People, a marca sugere que você não divida isso com os amigos, e sim divida Doritos. Em outro comercial, “Hélio”, um garoto aspira um balão de gás hélio e começa a cantar “Like a Virgin” da Madonna, a assinatura diz novamente “Quer dividir alguma coisa com os amigos, divide um Doritos”.

    A empresa responsável pela campanha se defende:

    COMUNICADO

    Campanha Doritos

    Um dos pilares defendidos pela PepsiCo é a diversidade e inclusão. Nunca aceitaríamos o risco de veicular qualquer mensagem discriminatória, muito menos ofensiva a qualquer público, e desrespeitar os homossexuais seria inaceitável tanto para a Pepsico quanto para sua agência de propaganda.

    Neste sentido, a nova campanha de Doritos, lançada no dia 08 de Março deste ano, tem como conceito demonstrar como é gostoso consumir Doritos entre amigos. A linha de criação foi baseada em dados de pesquisa que mostram que o consumo da categoria de salgadinhos ocorre principalmente quando a pessoa está sozinha, indicando uma grande oportunidade de explorar o consumo compartilhado. Para se apropriar deste momento de consumo coletivo, foi desenvolvido um plano de comunicação completo colocando Doritos como uma boa alternativa para dividir com os amigos. Utilizando a assinatura “Quer dividir alguma coisa com os amigos? Divide um Doritos.”, foram criados filmes, sites e materiais para ponto de venda que materializam esta assinatura através de uma divertida campanha que lembra, de forma descontraída, que todos nós já pagamos algum mico entre amigos, como uma dancinha ultrapassada ou uma imitação embaraçosa. Os filmes YMCA e Hélio mostram justamente isso, como todos já passamos por situações em que achávamos que estávamos sendo engraçados, mas na verdade estávamos pagando um grande mico. A brincadeira continua no site http://www.doritos.com.br, onde é possível colocar fotos que comprovem momentos engraçados e esquisitos da história de vida de cada um.

    Todos os materiais e filmes desenvolvidos para esta campanha foram aprovados pelo público, em pesquisa, antes do início da veiculação, justamente por trazer à tona lembranças engraçadas que compartilharam com os amigos – o próprio Orkut conta com comunidades como “Eu Já cantei no karaokê”, “Eu já fiz dancinha do YMCA”, entre outras, comprovando como é mesmo engraçado. Os filmes estão agradando muitos consumidores, que têm se manifestado sobre a graça da situação. Da mesma forma, o site da campanha está com um grande número de participações e muitas fotos de pessoas que entraram no espírito da brincadeira e quiseram dividir e se divertir com os micos postados no site.

    Especificamente no caso do YMCA, a dancinha é tratada, de forma irreverente, como algo fora de moda e não faz nenhuma menção ao homossexualismo. É uma coreografia antiga, engraçada e ultrapassada. Daí o olhar de estranhamento dos amigos para o mico do menino ao fazer a dancinha no carro.

    Respeito, compartilhamento e inclusão foram e sempre serão valores indispensáveis para a Pepsico.

  • 2. Cláudia Lamego  |  6 - maio - 2009 às 21:01

    Lu, entrei aqui pra fazer exatamente esse comentário. É um absurdo essa do Doritos. Que vergonhosa é essa resposta. Obrigada por compartilhar conosco.
    Gu, acho que daqui a pouco tempo nem será preciso destacar mais essas iniciativas, que farão parte de nossa rotina.
    Beijos

  • 3. leoc.  |  7 - maio - 2009 às 13:21

    “estímulo ao consumo compartilhado de doritos”. que coisa estranha, parece roda de maconha.

  • 4. Raquel  |  9 - maio - 2009 às 0:59

    O mundo precisa criar uma concepção de família que sobreviva. Adorei também. =)

    Beijos, Gu!

  • 5. VelhaChata  |  9 - maio - 2009 às 15:49

    Eu AMO essa propaganda do Nebacetim. =)
    E essas do Doritos são uó mesmo.
    Bezo.

  • 6. Olívia Bandeira  |  9 - maio - 2009 às 19:11

    Acho legal a propaganda do Nebacetim, mas não acho que seja um caso isolado. Acho que a publicidade já entrou na onda do politicamente correto, incluindo as chamadas “minorias” e o discurso da diversidade no consumo de diversos tipos de produto. E a homossexualidade na TV já foi legitimada por algumas novelas.

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