Michael Jackson está em Honduras

13 - julho - 2009 at 21:28 5 comentários

Luciana Gondim

zelaya
michael
E quando achamos que golpe de Estado tinha virado coisa démodé, sopraram ventos da América Central anunciando a deposição do presidente de Honduras, José Manuel Zelaya. Foi na madrugada de 28 de junho, quando muitos ainda aguardavam a ressurreição de Michael Jackson.

Zelaya foi parar na Costa Rica, por ter cometido o crime de fazer uma consulta popular sobre a possibilidade de uma Constituinte. Lá em Honduras, quem diria, ouvir o povo é ato de lesa pátria.

A novidade é que Manuel Zelaya está longe de ser um revolucionário de esquerda. Estava no poder desde 2005, pelo Partido Liberal, e ocupou importantes cargos no governo antes de assumir o posto de mandatário hondurenho. Mas em 2006 teve um arranca-rabo com o Tio Sam, quando decidiu reduzir o custo do petróleo.

Para piorar sua situação, Zelaya buscou o apoio de Hugo Chávez, e em janeiro de 2008 Honduras entrou na Petrocaribe, um acordo de cooperação energética. De quebra, Honduras se uniu à ALBA (Alternativa Bolivariana para as Américas), projeto de Chávez em contraposição à ALCA, a menina dos olhos dos Estados Unidos.

O acordo entre Venezuela e Honduras é o seguinte: Chávez prometeu vender petróleo a Honduras, com pagamento de apenas 50%. A outra metade seria paga em 25 anos, com juros muitos baixos. Com esse acordo, o Tio Sam perdeu um forte parceiro para seus lucrativos acordos de livre comércio.

De maneira que quando Zelaya resolveu consultar o povo sobre a possibilidade de uma Assembleia Nacional Constituinte, as forças armadas invadiram sua casa. Na alta cúpula do poder, não houve quem não acusasse o presidente de estar sob influência de Chávez, quando decidiu exonerar o chefe do Estado Maior, general Romeo Vásquez Velásquez, que se recusou a distribuir as cédulas para a votação popular.

Até a Corte Suprema votou contra a consulta popular e exigiu que o presidente reconduzisse o general ao seu posto. Mas ele negou. Como punição, Zelaya foi seqüestrado e lançado nos porões de Costa Rica.

Roberto Micheletti assumiu como presidente da nação hondurenha e suspendeu, logo após sua posse, os sinais de televisão e os telefones. Enquanto isso, as redes internacionais transmitiam ao vivo, para todo o planeta, o show funeral de Michael, no ginásio Staples Center, em Los Angeles.

Anúncios

Entry filed under: Política. Tags: , , , , .

MJ no Sabão! Michael Jackson é o cacete!

5 Comentários Add your own

  • 1. Magoo  |  13 - julho - 2009 às 23:30

    Muito bem lembrado!

  • 2. Olívia Bandeira  |  14 - julho - 2009 às 21:51

    Muito bom, Luluzinha.

  • 3. Raquel  |  15 - julho - 2009 às 17:08

    Infelizmente, a tradição do poder pelo controle ou do controle pelo poder acaba com as perspectivas democráticas de alguns países. Não chegamos a ser democráticos aqui… aliás, acho que, assim como a verdade, a democracia não existe.

    Mas a liberdade de expressão existe. E o mundo costuma se distrair demais com micheals e brothers enquando as revoluções tentam resultar sem algo útil. Para o povo. Que quer mesmo é andar na lua…

    Amiga, sou sua fã!

    Beijos,
    Raquel.

  • 4. Gustavo Monteiro  |  17 - julho - 2009 às 12:26

    Obrigado por trazer para o mundo real, Lulu! Te amo!

  • 5. Bem aqui no quintal « O Caroço  |  27 - agosto - 2009 às 21:27

    […] Mais sobre o Golpe em Honduras: https://ocaroco.wordpress.com/2009/07/13/michael-jackson-esta-em-honduras/#comments […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Enquete

O que já contamos

Contador

  • 122,970 acessos

Mais caroço

Agenda

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

%d blogueiros gostam disto: