Cirurgias gratuitas de lábios fissurados no Rio

31 - julho - 2009 at 19:49 1 comentário

Luciana Gondim

A Operação Sorriso do Brasil, instituição sem fins lucrativos que se dedica a transformar a vida de crianças e jovens brasileiros portadores de fissura lábio-palatina, realiza triagem para realização de cirurgias gratuitas em crianças, no Hospital do Fundão (UFRJ), no Rio, nos próximos dias 6 e 7 de agosto.
Mais informações: (21) 7152-3855 / (11) 3443-2710
labios

Saiba mais sobre lábio fissurado e a fenda palatina:

O que são o lábio fissurado e a fenda palatina?
O lábio fissurado e/ou fenda palatina são aberturas no lábio, palato ou tecido mole da parte posterior da boca. O lábio fissurado pode estar acompanhado por uma abertura nos ossos da mandíbula e/ou na gengiva superior. A fenda palatina existe quando duas partes desta não se unem, deixando um buraco. O lábio fissurado e a fenda palatina podem ocorrer em um ou nos dois lados. O paciente pode ter lábio fissurado, fenda palatina ou ambos.

Qual é a causa do lábio fissurado e da fenda palatina?
A causa exata é desconhecida. O lábio fissurado e/ou fenda palatina são defeitos congênitos de uma etapa inicial do desenvolvimento do embrião. Os cientistas acreditam ser uma combinação de fatores genéticos e ambientais, como enfermidades maternas, uso de medicamentos ou desnutrição. Se uma das crianças de uma família nasce com lábio fissurado e/ou fenda palatina, o risco de que as futuras crianças desta família tenham o mesmo defeito aumenta entre 2 e 4%.

Com que freqüência aparece o lábio fissurado e a fenda palatina?
Um em cada 800 bebês nos Estados Unidos nasce com lábio fissurado e/ou fenda palatina, o quarto defeito de nascimento mais comum neste país. Calcula-se que nos países em desenvolvimento o número de crianças que nascem com esta deformidade seja de uma em cada 500-600 nascidos vivos. No caso específico do Brasil, de acordo com a a Organização Mundial de Saúde existe cerca de 1 criança com fissura para cada 650 nascidas, e cerca de 5.800 novos casos todos os anos. As estimativas gerais são de cerca de 280.000 pessoas com fissura lábio/palatal em todo o país, entretanto não se sabe necessariamente quantas já receberam tratamento. O problema da fissura lábio-palatal no Brasil torna-se ainda mais alarmante a partir do momento em que o sistema público de saúde não consegue atender nem metade das crianças que nascem com fissura no país. Como conseqüência criam-se imensas filas de espera pelo atendimento nos poucos hospitais públicos do país que oferecem esse tratamento.

Que tipo de problemas o lábio fissurado e a fenda palatina causam na criança?
As conseqüências da fissura lábio-palatal na vida de uma criança não são meramente estéticas. Crianças com estas deformidades podem sofrer de múltiplos problemas de saúde, incluindo problemas auditivos, infecções crônicas, má-nutrição, problemas na dentição e dificuldades no desenvolvimento da fala. Os efeitos emocionais dessas deformidades podem ser devastadores para a criança. Elas usualmente vivem escondidas e sua auto-estima é destruída. Os olhares e comentários das outras crianças resultam no abandono da escola nos estágios iniciais do desenvolvimento educacional. Para solucionar estes problemas, a criança e sua família devem trabalhar com uma equipe de especialistas integrada por um pediatra, cirurgião plástico, dentista, otorrinolaringologista (especialista em nariz, garganta e ouvido), especialistas em patologias da linguagem e audição, geneticista e um sicólogo/assistente social.

Este problema pode ser evitado?

Cientistas estão pesquisando métodos para prevenir a ocorrência de lábio fissurado e fenda palatina, mas pouco foi descoberto até o momento. De acordo com um estudo recente, mães que tomam complexos multi-vitamínicos que contem ácido fólico antes da concepção e durante os dois primeiros meses de gestação podem reduzir a probabilidade de terem um filho com este problema. Outros estudos sugerem que altas doses de vitamina A pode desempenhar um importante papel em alguns defeitos congênitos, incluindo lábio fissurado e fenda palatina. (Mulheres não devem tomar mais de 5.000 unidades de vitamina A por dia).

O lábio fissurado e a fenda palatina podem ser reparados com cirurgia?
Sim. A cirurgia oferece excelentes resultados. Um pediatra e um cirurgião plástico trabalham em conjunto com os pais da criança para decidir qual é o melhor momento para realizar a cirurgia. A maioria dos cirurgiões concorda que o lábio fissurado deve ser reparado quando o bebê tem em torno de três meses de vida. A fenda palatina, geralmente, se opera entre os 12 e 18 meses de idade. Qualquer procedimento cirúrgico dependerá da saúde geral da criança e da extensão da fissura a ser reparada.

Mais informações: www.operacaosorriso.org.br

Anúncios

Entry filed under: Outras coisas. Tags: , , , , , , .

Vida e morte: Hilda encontra Drummond e João Duerme, duerme Negrito…

1 Comentário Add your own

  • 1. maria aparecida colossal  |  29 - outubro - 2010 às 14:09

    Fiquei com o lábio superior deformado, do lado esquerdo, (ficou mais alongado) por ter usado um aparelho ortodôntico inadequado. O aparelho tinha duas saliências no lado esquerdo, que forçava o meu lábio esticar. Fiquei com o formato da boca horrível, com o passar do tempo melhou um pouco, mas falo e sinto uma diferença, e nas fotos fica horrível, tenho a impressão que todo o meu rosto foi abalado por esse defeito.
    Desejo saber se há a possibilidade de se colocar um fio russo no lábio, só do lado esquerdo, para fazer com que o músculo contraia e volte a ficar normal ou quase normal. Obrigada!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Enquete

O que já contamos

Contador

  • 123,343 acessos

Mais caroço

Agenda

julho 2009
S T Q Q S S D
« jun   ago »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

%d blogueiros gostam disto: