Lei antifumo: no Rio pega?

12 - agosto - 2009 at 14:10 7 comentários

Gustavo Monteiro

A exemplo de São Paulo, a Assembleia Legislativa do Rio aprovou nesta terça, com 49 votos, o projeto de Lei nº 2.325/09, que proíbe fumo em locais públicos total ou parcialmente fechados em todo o Estado. O texto restringe o consumo de cigarros, cigarrilhas, charutos ou qualquer outro produto fumígeno, derivado ou não do tabaco, aos espaços ao ar livre, residências e locais de culto religioso onde o uso da fumaça faça parte do ritual. O texto, que já recebeu pareceres favoráveis em todas as comissões, está na ordem do dia desta quarta-feira e ainda poderá sofrer alterações por algumas das 28 emendas que recebeu em votação anterior.

Nas tabacarias está liberado o consumo, desde que esse tipo de estabelecimento comprove a sua condição – o negócio deve ter mais de 50% de sua receita advinda da venda desses produtos.

Outra medida proposta pelo Poder Executivo é a penalização dos proprietários ou responsáveis pelos estabelecimentos que infringirem a lei. As multas vão variar de R$ 3 mil a R$ 30 mil.

Caso seja aprovada, ao entrar em vigor a lei tornará proibido o fumo também em ambientes de trabalho, de estudo, de cultura, de culto religioso, de lazer, de esporte ou de entretenimento, áreas comuns de condomínios, casas de espetáculos, teatros, cinemas, bares, lanchonetes, boates, restaurantes, praças de alimentação, hotéis, pousadas, centros comerciais, bancos e similares, supermercados, açougues, padarias, farmácias, drogarias, repartições públicas, instituições de saúde, escolas, museus, bibliotecas, espaços de exposições, veículos públicos ou privados de transporte coletivo, viaturas oficiais de qualquer espécie e táxis.

Anúncios

Entry filed under: Comportamento, Cotidiano, Política. Tags: , , , , , , .

José Sarney e a gripe suína – A atualidade de uma charge de 1987 Atemporal

7 Comentários Add your own

  • 1. L.C  |  12 - agosto - 2009 às 16:50

    Eu fumo e sou a favor de uma lei anti-fumo, mas acho que deveriam deixar aberta a possibilidade de lugares que sejam prioritários para os que fumam e quem não fume que se responsabilize por estar lá.

  • 2. Cláudia  |  12 - agosto - 2009 às 20:10

    Lugares que sejam prioritários? Não entendi.
    Sou totalmente a favor da lei anti-fumo. Aqui no jornal, foi ótimo. Não podia fazer um lanche na cantina que voltava com cheiro de fumaça. Agora, os fumantes que vão pra rua exercer seu direito de se fazer mal, e aos outros também.

  • 3. L.C  |  12 - agosto - 2009 às 23:00

    é meio louco mas vou tentar me explicar.
    Poderiam existir bares que sejam pra só fumantes, voce só entraria lá se sentisse a vontade. O problema é que nem se eu fosse dono de um bar poderia fazer a escolha de receber somente fumantes, entende?
    é muito cerceamento de liberdade.

    Eu, apesar de fumante, sou TOTALMENTE a favor de leis anti-fumo..

  • 4. Fred "Predador Design" Saramago Pires  |  13 - agosto - 2009 às 12:22

    Sou fumante e apóio essa lei em 100%. No caso de tabacarias e outros locais característicos à fumantes, a lei permite que se fume no recinto, o que vem ocorrendo, não só em São Paulo, mas em outras cidades do mundo aonde existe essa lei do fumo em lugares fechados, é as boates, principalmente, virarem em suas razões sociais: “Bar, Boate e Tabacaria”.

  • 5. Cláudia  |  13 - agosto - 2009 às 20:17

    Que bom que temos fumantes conscientes. Acho que a nova geração é assim. A velha guarda não entende por que precisa respeitar o direito do outro de respirar em paz. Eu tenho alergia a fumaça, então pra mim é um suplício ficar perto de quem fuma. Existem leis muito conservadoras, mas que precisam existir para as pessoas que abusam. A Lei Seca é uma delas. Pagam aqueles que só querem tomar uma tacinha de vinho.
    Beijos

  • 6. Olívia Bandeira  |  14 - agosto - 2009 às 17:04

    Não sou fumante, odeio cigarro, mas acho esta lei exagero e autoritarismo. Em restaurante fechado incomoda mesmo, mas por que a pessoa não pode fumar, por exemplo, num bar aberto?

  • 7. Gustavo Monteiro  |  18 - agosto - 2009 às 17:59

    Pronto, a lei foi aprovada hoje. Começa a valer daqui a 90 dias.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Feeds

Enquete

O que já contamos

Contador

  • 123,138 acessos

Mais caroço

Agenda

agosto 2009
S T Q Q S S D
« jul   set »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

%d blogueiros gostam disto: